Maranta-Cinza - Você conhece essa planta ?
Você quer montar um jardim e ver mais cores além dos vários tons de verde? Se sim, te apresento a Maranta-cinza, não se engane pelo nome ela possui mais cores que você imagina.
A família das Marantas possui mais de 400 especies, cada uma mais linda que a outra, parecem que foram pintada a mão. A Maranta-cinza é o nome popular da especie que vamos falar hoje, cientificamente conhecida como Ctenanthe setosa, é uma planta de clima tropical, que tem origem na America do Sul e é muito presente aqui no Brasil.
Com grande importância ornamental essa especie tem o habito de herbácea, com certa de 80 cm de altura, ela possui folhas grandes e um tanto longas, com várias combinações de cores.
As cores é ponto forte dessa planta, na face superior das suas folhas o verde com manchas brancas ficam mais charmosas com um acabamento prateado, já na sua face inferior um belo tom de vermelho arroxeado, fazendo dessa planta uma explosão de cores no seu jardim.
Você pode colocar a sua maranta-cinza em vasos, renques de muros, canteiros, varandas, floreiras, pode usa-la também como forrações, bordaduras e até mesmo como uma touceira em algum ponto do seu jardim. Combina perfeitamente com jardins do estilo contemporâneo ao tropical.
Para o seu cultivo é importante saber que ela gosta de ficar em lugares com mais sombra, meia-sombra, um exemplo prático disso é que ela ama ficar de baixo das arvores, que é onde normalmente fica na natureza. Não coloque-a a sol pleno, pois isso fara com que suas folhas fiquem queimadas e enroladas, ela suporta bem o frio das regiões mais geladas do país, e é um pouco mais resistente que as demais da mesma família. Para mante-la saudável rege três vezes na semana, sempre na parte da tarde, já em dias mais quentes vale a pena borrifar água também nas folhas. O solo deve ser rico em matéria orgânica, sua adubação deve ser bem equilibrada- com NPK 10-10-10 ou torta de mamona, lembrando sempre dos devidos cuidados ao fazer uso da torta de mamona em jardins com fácil acesso de animais e crianças.
Sua reprodução vegetativa é através dos rizomas- caule horizontal e por muitas vezes subterrâneos. Para fazer a divisão dos rizomas basta tirar a planta do local plantando, tirar o excesso de terra e fazer o corte - tome cuidado ao fazer esse corte de divisão para não trazer danos a sua planta.
Um dica para quem pretende ou possui sua maranta-cinza em vasos ou jardineiras é fazer um reenvasamento a cada 1 anos e meio a dois anos, para que os rizomas que estão enovelados possam ser reajustar ao local, isso vai resultar em um rejuvenescimento da sua planta.
Gostou do post ? Volte sempre, visite o site, a página no Facebook e acompanhe de pertinho as novidades, nunca esquecendo das ideias no Pinterest .